domingo, 26 de dezembro de 2010

Por que Massagem Neurocirculatória?

Importa destacar que, apesar da semelhança entre as manobras, o entendimento do que ocorre quando são aplicadas e de como são aplicadas é diferente do descrito pelo pai da massagem ocidental Per Henrik Ling. Sendo assim, para não fazermos uma coisa e dizermos outra, parece-nos apropriado chamar este conjunto de conhecimentos e movimentos de MASSAGEM NEUROCIRCULATÓRIA. Desta maneira, estaremos destacando seus efeitos, tornando mais clara sua aplicação.

Passos para uma sessão de massagem Neurocirculatória:

a) Verificar se há contraindicações (ficha de anamnese).

b) Planejar o trabalho que será feito para não ultrapassar o tempo (50 min. para massagem profunda).

c) Aferir a Pressão Arterial para saber se o paciente pode deitar-se (será mais seguro quando inferior a 150/90).

d) Executar a massagem.

e) Oferecer água (200 ml).

Manobras de Massagem Neurocirculatória

Deslizamentos.

- Superficial:

Bloqueia a condutibilidade sensitiva. Deve ser aplicada ao iniciar-se a massagem e sempre após cada manobra sendo leve e suave. Tem efeito calmante e analgésico. É indicada nos casos de Estresse.

- Profundo:

Promove um escoamento mais rápido do sangue venoso e da linfa. Deve ser sempre em direção à circulação de retorno. É mais enérgica que o deslizamento suave.


Amassamento.

Provoca a desintoxicação das fibras musculares, estimulando a drenagem sangüínea e linfática a produzir mais rápida eliminação das toxinas, provoca maior nutrição celular e pode combater a flacidez. Deve atingir pele e músculos. Os movimentos são feitos com o polegar de um lado e as extremidades dos dedos indicadores, médio, anelar e mínimo do outro lado da porção muscular a ser trabalhada. Polegar de uma mão contra indicador e médio da outra também serve ao propósito Auxilia na modelagem de gorduras e na desintoxicação e consequente nutrição da musculatura trabalhada.

Pinçamento.

É indicado para ativação muscular e combate à flacidez. Deve ser executado com as extremidades dos dedos polegar, indicador e médio. Pinçando pequena quantidade de músculos com uma e outra mão alternadamente ou em forma de “C” com os dedos polegar e indicador. É usado para uma porção maior de músculos.

Percussão.

Estimula através da contração das fibras musculares a circulação e a tonicidade muscular. Pode ser executada das seguintes maneiras:

a) Com os punhos fechados (músculos profundos).

b) Com o bordo cubital das mãos.

c) Em ar comprimido (mãos em concha).

d) Em cuteladas.

c) Com o dorso dos dedos.

Não poderá ser uma manobra pesada, imprimindo-se apenas o peso dos punhos soltos.

Deve ser executada seguindo a orientação das fibras musculares. Não utilizar esta manobra em regiões sem apoio ósseo (abdômen).

Fricção.

É uma espécie de deslizamento profundo executado de modo energético e rápido, visando modelar gordura localizada.

Vibração.

Atua sobre as terminações nervosas sensitivas superficiais, por ação calmante, antiespasmódica e analgésica. Quando aplicada com energia pode ter efeitos de estimulação da musculatura profunda e do tecido ósseo (Osteoporose).

Rolamento.

É executado basicamente nos membros inferiores e superiores. Proporciona uma leve ativação e relaxamento local. Deve ser aplicado na conclusão da massagem do membro.

As mãos do massagista colocam-se espalmadas uma de cada lado do membro e percorrem-no deslizando com certa vibração.


Efeitos Fisiológicos da Massagem

Sabemos que no nosso organismo qualquer estímulo desenvolve um reflexo motor ou visceral: o reflexo motor se traduz por um movimento ou deslocamento do corpo ou parte do mesmo, enquanto que o visceral se evidencia por uma modificação funcional.

As excitações cutâneas, provocadas pelas manobras da massagem, têm a propriedade de desencadear alterações sobre os músculos esqueléticos e lisos, sobre vasos sangüíneos superficiais e profundos, atingindo também órgãos, glândulas, e Sistema Nervoso.

Sobre o Sistema Nervoso

A Massagem Neurocirculatória atua sobre o sistema nervoso por sensibilizar os folículos sensores encontrados na pele (Tato, Calor, Frio e Pressão) Quando esses "sensores" são sensibilizados podemos produzir 3 efeitos: Efeitos calmantes do SNC por indução ao Parassimpático (movimentos lentos e superficiais), excitantes do SNC (movimentos rápidos e superficiais) e analgesia. Isto, geralmente, é o que basta para se conseguir “quebrar” o ciclo de DOR / TENSÃO / CONTRAÇÃO / DOR. Este efeito é evidenciado pela diferença na velocidade de percepção que o SNC tem com respeito aos estímulos cutâneos (Teoria das Comportas da Dor) ou, conforme a teoria em que a analgesia ocorre pelo SNC priorizar as sensações do presentes em detrimento das do passado. Sabemos também que a massagem tem a propriedade de incrementar o peristaltismo quando feita sobre uma região onde estes movimentos existam.

Sobre o Tecido Tegumentar:

Mediante a troca de líquidos (arterial / intersticial / intracelular / linfático ou venoso) temos a revitalização dos tecidos por desintoxicação e nutrição dos mesmos.

Sobre o Tecido Adiposo:

O favorecimento da troca de líquidos implicará na melhora da circulação periférica que dá condições aos adipócitos, em especial os superficiais, de "manterem" sua carga, impedindo a sedimentação que dá origem à celulite.

Sobre o Tecido Muscular:

A massagem desintoxica a musculatura pelo retorno venoso e linfático, nutre e, dependendo das manobras utilizadas, pode tonificá-la.

Sobre o Tecido Ósseo:

Está provado, mediante trabalhos científicos, que o contato do músculo com o osso (fáscia no periósteo) previne e combate a Osteoporose.

Sobre o Sistema Digestivo:

Quando feita sobre o "quadrado intestinal" previne e combate a constipação intestinal.

Sobre o Sistema Glandular Endócrino:

Através da troca de líquidos recupera hormônios "perdidos" possibilitando que encontrem seus "alvos".

Sobre o Sistema Linfático - Imunológico:

Colabora com o retorno linfático formando "nova linfa" através da pressão nos tecidos. Melhora as defesas por ativar a circulação dos linfócitos e direcionar mais "liquido" para os Linfonodos.

Sobre o Sistema Respiratório:

Com manobras adequadas (percussão / tapotamento) obtêm-se melhoras nos brônquios e bronquíolos.

Sobre o Sistema Urinário:

A troca de líquidos nos tecidos obriga o sistema urinário a depurar o sangue fazendo urina. Isto colabora com a "limpeza” do próprio sistema.

Sobre o Sistema Circulatório:

Por sua ação mecânica, a massagem Neurocirculatória facilita o retorno venoso e linfático. O trabalho do terapeuta pode fazer com que tecidos com pouca circulação sejam alcançados Com este incremento circulatório todos os órgãos melhoram.

Contraindicações

A massagem Neurocirculatória PROFUNDA é contraindicada em algumas situações, tais como: doenças de pele (infectocontagiosa), insuficiência renal crônica, flebite, trombose, fraturas recentes, varizes estabelecidas, sobre tumores malignos ou benignos, local com edema, hiperestesia da pele, gravidez de risco (sangramento), doenças contagiosas, placas, próteses, osteoporose severa.

Obs. Em muitos casos o Massoterapeuta poderá buscar alternativas de tratamento em outras técnicas como a Drenagem Linfática pelo Método Propeli, Massagem Osteossensibilizante, Sensibilização Podal ou Auricular, etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário