segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Auriculoterapia


Auriculoterapia é um recurso terapêutico da Medicina Oriental que busca o equilíbrio geral do Ser, prevenindo e tratando diversos tipos de patologias através de estímulos em determinados pontos e/ou áreas do pavilhão auricular.
Esses pontos auriculares são zonas específicas distribuídas na superfície auricular que refletem fielmente a atividade funcional de todo o organismo.
O Feto invertido determinará os princípios gerais para a representação de cada uma das partes do corpo humano dentro do pavilhão auricular.
Os pontos quando explorados encontram-se, na maioria das vezes, sensíveis quando há algum desequilíbrio.
A Auriculoterapia é um método relativamente simples, econômico e de fácil operação, que consiste na utilização de materiais esféricos e de superfície lisa que realizam pressão sobre os pontos e/ou áreas do pavilhão auricular.
Este método constitui, em grande parte, maior vantagem sobre os métodos de colocação de agulhas filiformes ou intradérmicas, já que tem melhor aceitação pelos pacientes por ser menos traumático e doloroso (o próprio paciente pode dosar a intensidade do estímulo).
O tratamento é feito por ciclos, onde as sementes ou esferas podem permanecer na orelha por um período de 3 a 7 dias, dependendo do desequilíbrio ou enfermidade em questão.
O paciente deve auto-estimular os pontos onde encontram as sementes ou esferas em média 10 vezes ao dia.
Aproximadamente 8 sessões de tratamento constituem um ciclo. A cada ciclo de tratamento deverá haver um descanso em torno de 15 dias. A retomada do tratamento dependerá do tempo de evolução da enfermidade, assim como a resposta do paciente ao tratamento.
Essa técnica de tratamento está ganhando cada dia mais adeptos, isto pelo simples fato de que, os resultados ao término de cada ciclo são surpreendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário