terça-feira, 31 de agosto de 2010

Massagem: perguntas e respostas


Quando é um bom momento para se receber uma massagem?

Qualquer hora é um bom momento para receber uma massagem. A massagem é uma excelente forma de prevenção de males que afligem tanto o corpo quanto a mente das pessoas. Ao invés de esperar até que suas costas doam por excesso de trabalho ou estresse, ou que aquela dorzinha de cabeça fique insuportável, receba uma massagem antes que qualquer uma dessas dores apareçam. A massagem recebida regularmente é uma forma maravilhosa de se lidar com o estresse, tanto físico quanto emocional, além de evitar tais desconfortos que prejudicam o seu corpo.

Quando eu não deveria receber uma massagem?

Você não deveria receber uma massagem caso apresente qualquer uma das seguintes condições: febre, doença contagiosa, resfriado muito forte, fratura, sangramento, lesões abertas na pele. Caso você esteja confuso se uma pequena condição na sua saúde deveria ou não ser proibitivo para se receber uma massagem, ligue para seu terapeuta antes da massagem para saber a opinião dele.

O que não está incluído em uma massagem terapêutica?

Sexo. Vamos ser muito claros e objetivos. Todos nós sabemos que existem milhares de lugares que se auto-denominam “casas de massagem”, e que muito provavelmente a última coisa a se receber lá seria uma massagem de verdade. A maneira como estes lugares colocam anúncios e a forma como apresentam seu negócio vai direto ao ponto, que eles estão oferecendo sexo. Eles nunca deverão ser confundidos com lugares que oferecem massagens terapêuticas.

E se eu estiver acima do peso ou tiver vergonha do meu corpo?

Massoterapeutas já viram corpos de todas as formas e idades imagináveis, e não têm o propósito de julgar o físico de ninguém. Eles são profissionais que encontraram na massagem um presente maravilhoso, podendo trabalhar tanto com mulheres quanto com homens, independente da idade ou peso. Também são orgulhosos pelo que podem oferecer aos que precisam de ajuda ou aos que simplesmente querem presentear a si mesmos com o poder balsâmico da massagem.

Eu tenho que me despir completamente?

Para massagens onde nenhum óleo é utilizado, como a thai massagem ou o shiatsu, você poderá manter-se vestido. No entanto, lembre-se de usar roupas soltas e confortáveis para facilitar o trabalho do terapeuta e para o seu melhor aproveitamento. Para terapias onde o óleo é utilizado, o terapeuta irá pedir para que você tire suas roupas. Você poderá optar por manter alguma peça de roupa caso isso o deixe mais relaxado durante a massagem, ou cobrir com uma toalha.

Posso conversar durante a massagem?

Para um melhor aproveitamento da massagem é recomendado o relaxamento e a total entrega no momento da experiência. Nós desencorajamos a conversa durante a massagem para que você consiga relaxar com mais facilidade, para que deixe sua mente vagar livremente e deixe a massagem transportá-lo para uma viagem ao seu subconsciente. Recomendamos também que avise ao terapeuta caso qualquer coisa o esteja deixando desconfortável. Sinta-se à vontade para falar caso algo não o esteja agradando durante a massagem.

Massagens são doloridas?

Cada pessoa possui um limite diferente para a dor. Músculos tensos tendem a ser um pouco doloridos quando massageados profundamente, mas a dor sentida deve ser semelhante a aquela que definimos como uma “dorzinha gostosa” como quando nos alongamos durante um exercício. A mesma profundidade de uma massagem pode não ser suficiente para uma pessoa e ao mesmo tempo ser dolorida para outra. Portanto, avise ao terapeuta sobre sua preferência por toques mais leves ou mais profundos e sinta-se à vontade para lhe dar algum feedback a qualquer momento se a pressão estiver muito leve ou muito forte durante a massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário