segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Cromoterapia Ayurvédica


A Visão Cromoterápica Ayurvédica nos ensina que, o uso de roupas de uma determinada cor pode nos trazer um reequilíbrio energético, atuando mais sobre o plano emocional que o físico, já que a luz refratada pela roupa é de intensidade menor que a luz do sol ou da lâmpada colorida utilizada em Cromoterapia. Até mesmo na alimentação é aconselhado o consumo de determinados alimentos coloridos visando o reequilíbrio através das cores. Para entender melhor o assunto, vamos destacar as sete cores principais, seus efeitos e contra-indicações:

Vermelho: corresponde ao elemento fogo; é estimulante dos nervos e do sangue, combate os efeitos nocivos do frio. É indicado para o tratamento de resfriados, coriza, tremores de frio, bronquite, anemia, dores reumáticas, diarréias, prisão de ventre por atonia digestiva intestinal, neurastenia e tuberculose. É contra-indicado para hipertensão, temperamentos coléricos ou histéricos, febre alta e perturbações mentais. No plano emocional, é um excelente estimulante para enfrentar provas, desafios e competições.

Laranja: possui um efeito tonificante, estimulante do sistema respiratório, auxilia na fixação do cálcio, melhora o desempenho sexual, e é antiespasmódico. É indicado nos casos de fraqueza pulmonar, capacidade respiratória limitada, bronquite, asma, resfriados crônicos, hipertireoidismo, prevenção de tumores malígnos, interrupções menstruais, lactação insuficiente pós-parto, cálculos biliares e problemas renais. Esta cor não possui nenhuma contra-indicação. No plano emocional, aumenta o otimismo, favorece a boa relação corpo-espírito, melhora o desempenho sexual e a sensação de bem-estar.

Amarelo: é um poderoso estimulante do sistema nervoso central, da energia digestiva e do tônus muscular. É indicado para os casos de prisão de ventre, paralisias, inchaço abdominal, disfunção hepática, disfunção da vesícula biliar, reumatismos musculares, eczema, indigestão crônica, enxaqueca, cefaléia, impurezas no sangue e problemas intestinais. É contra-indicado nos estados de excitação mental, histeria, palpitações cardíacas, infecções bacterianas, alcoolismo e infecções agudas. No plano emocional, age como um estimulando do cérebro, do intelecto e dos nervos; atua também sobre estados depressivos, cansaço mental e melancolia.

Verde: possui efeito regenerativo, refrescante e calmante; reduz a tensão sanguínea, purifica o sangue e os tecidos. É indicado para os casos de insônia, dores dorsais, irritabilidade, hipertensão, hemorróidas, desordens venéreas, cólera relacionada a problemas do fígado (na maioria das vezes causada pelo alcoolismo). É contra-indicado o uso por longo período de tempo, pois pode despertar sentimentos como a inveja e o ciúme. No plano emocional, atua no alívio da insônia, acalma os nervos e o ataque de cólora, acalma as tensões nervosas, regenera a mente e abre-a para novas idéias.

Azul: atua como calmante e refrescante para o sistema nervoso; combate o egoísmo e melhora a assimilação de nutrientes do sangue. É indicado para dores de cabeça, vômitos, tosse nervosa, febre, inflamação nos olhos, crises agudas de reumatismo, cólicas menstruais, neuralgias dentárias, espasmos do estômago, epilepsia, queda de cabelo, dermatites, calor excessivo, úlceras estomacais e dores na coluna. É contra-indicado para os casos de resfriados, hipertensão, paralisias e constipações. No plano emocional, pode favorecer a depressão e a fadiga, mas induz à paz, favorece os estados meditativos e desperta a intuição; combate o egoísmo, abre o plano mental e coloca o homem em harmonia com os demais.

Índigo: possui um efeito adstringente e anestésico; promove a elevação da consciência. É indicado em casos de dores diversas, apendicite, sinusite, reumatismo agudo, angina, neuralgias faciais, convulsões, desordens relacionadas aos cinco sentidos, hemorragias nasais, nefrite e otite. Essa cor não apresenta nenhuma contra-indicação. No plano emocional, age como um estimulante dos cinco sentidos e da intuição; calmante nos estados de excitação mental, e abertura para os níveis de consciência mais sutis.

Violeta: tem ação calmante sobre o coração e purificante do sangue; diminui a angústia e o medo. É indicado nos casos de perturbações do baço, problemas de digestão e do trato urinário (como na bexiga e cistites), raquitismo, deficiência óssea, problemas renais, crises reumáticas relacionadas ao frio e à umidade, queda de cabelo, irritação da pele, epilepsia, pneumonia, tosse seca e asma. Não possui contra-indicação. No plano emocional, atua acalmando as emoções violentas e eliminando a irritabilidade, o ódio e a cólera.

A Cromoterapia atinge excelentes resultados quando utilizada em conjunto com outras técnicas de tratamento, seja na visão Ayurvédica ou até mesmo com outras terapias, desde que seja utilizada de maneira responsável, respeitando suas indicações e contra-indicações para cada paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário