segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Massagem Sueca


A Massagem Sueca é uma técnica de massagem que, como todas as outras, teve sua origem baseada no conhecimento das antigas civilizações, tais como: Indiana, Chinesa, Árabe, Grega, e outras...
Ao longo de milhares de anos e em uma infinidade de culturas, as pessoas vêm usando a massagem para comunicação, alívio da dor ou desconforto, cura, proteção ou melhora da saúde em geral. As pessoas usam a massagem de forma instintiva ou intuitiva ao friccionar ou apoiar um ferimento, uma contusão ou uma área de desconforto do corpo.
No século XVIII, com todas as revoluções sociais, políticas e Filosóficas provocada pelo Iluminismo, muitas obras antigas foram traduzidas e publicadas. Em uma delas, a Obra Médica da Antiga China Kong Fou (traduzida para o Francês em 1779 d.C.), constava textos com recomendações de controle de respiração e um sistema de exercícios e posições para o cuidado com a saúde. É bastante provável que essa obra tenha servido de inspiração para a Ginástica Sueca (Massagem Sueca) de Per Henrik Ling.
O Sueco Per Henrick Ling (1776-1839) revolucionou a manipulação corporal na transição do século XVIII para o XIX. Durante suas viagens pela Europa ensinando, traduzindo e escrevendo poesias e peças, ele aprendeu esgrima. Ling observou os movimentos repetitivos, a atividade física unilateral da esgrima e seus efeitos no corpo. Para equilibrar a atividade física, incorporou manobras diversas ao seu método de cuidados com a saúde, acabando assim com a sua dor crônica no cotovelo. A maioria dos profissionais atribuem à Per henrik Ling o título de "Pai da Massagem Sueca".
A Massagem Sueca é a categoria mais conhecida e usada. Embora o público costume identificá-la como suave e superficial, as técnicas variam de leve a vigorosa. Geralmente, a Massagem Sueca utiliza uma combinação de toques de deslizamento longo, pressão, percussão e fricção aplicados à musculatura superficial. Esses toques podem ser aplicados separadamente ou combinados, conforme a necessidade do cliente durante a sessão. Em geral, são combinados com movimentos passivos e ativos que acalmam e relaxam o paciente e, ao mesmo tempo ativam a sua circulação.
A massagem de relaxamento e a massagem para a manutenção da saúde são consideradas modalidades suecas. Seus benefícios mecânicos e reflexos são o aumento da circulação sanguínea, da circulação linfática e da amplitude de movimento. Pode-se afirmar que os efeitos fisiológicos da massagem sueca são evidentes em todos os sistemas orgânicos, como o sistema tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório e fundamenttal na termoregulação do organismo.
Essa técnica, quando aplicada por profissionais preparados, apresenta uma margem de resultados que impressiona tanto a quem pratica quanto a quem a recebe o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário