terça-feira, 31 de agosto de 2010

Massagem Para Pessoas Idosas e Doentes Terminais

Para pacientes de todas as idades, o uso criterioso da massagem pode diminuir o desconforto das técnicas invasivas; além disso, o paciente também poderá sentir-se mais confiante, acreditando que os outros se importam com ele.

A massagem é particularmente útil para o relaxamento e alívio da dor em pessoas idosas e em pacientes terminais. Certamente, nem todos os pacientes terminais são idosos. Contudo, ao ser efetuada a massagem, devem ser levadas em consideração as necessidades em constante mudança do paciente, como a tolerância, idade e o estado da pele (ressecamento, rigidez, fragilidade) da pessoa.

Na massagem as mãos estimulam receptores sensitivos na pele, e os estímulos resultantes avançam ao longo das fibras aferentes até a medula espinhal, e daí através do sistema nervoso autônomo e central.

As técnicas de massagem que podem ser usadas para pessoas idosas fragilizadas e para pacientes terminais são: effleurage, alisamento e amassamento suave. Com freqüência, a técnica mais válida é a pressão, como no amassamento estático ou com movimentos de espremer.

A boa vontade, tolerância e necessidades de pessoas idosas fragilizadas e pacientes terminais devem orientar a aplicação da massagem. Menos importante que a habilidade técnica das mãos é a intenção da pessoa que está efetuando a massagem, de demonstrar atenção e carinho com o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário