segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Os Chakras


A palavra chakra em sânscrito significa "roda".
Segundo a filosofia oriental, no corpo existem canais (nadis) por onde circula a energia vital.
Os sete pontos onde essas rotas estão mais próximas da superfície do corpo são reconhecidos como chakras principais (embora existam muitos outros e uma divergência quanto ao número exato). Cada chakra tem localização e função específicas e regem glândulas e órgãos correspondentes. Portanto, sua disfunção ou desequilíbrio energético pode gerar no plano emocional determinados sentimentos e comportamentos, bem como distúrbios nos sistemas fisiológicos. Vejamos de maneira simplificada como isso ocorre em cada chakra:

Chakra Raíz (muladhara) - este chakra está relacionado à sustentação. Quando está em desarmonia, a pessoa não se sente segura. Surge, então, o medo do desconhecido, o medo do que pode acontecer, a insegurança. A energia desse chakra rege as glândulas supra-renais, coluna vertebral e os rins. Sua cor é o vermelho.
A frase para harmonização: "eu tenho o direito de estar aqui..."


Chakra Sacral (Swadisthana) - é o chakra da sexualidade, e rege as glândulas e órgãos sexuais e o sistema reprodutor. Os sentimentos negativos predominantes desse chakra é a culpa. A cultura ocidental tem certos preconceitos quanto ao desejo e o ato sexual, por isso vários distúrbios são manifestados nesse chakra. Sua cor é o laranja.
A frase para harmonização: "eu tenho o direito de sentir..."


Chakra Plexo solar (Manipura) - este chakra está ligado ao desejo de se firmar em grupo. Por isso, a vergonha é a sua emoção negativa. A pessoa deixa de agir por vergonha, seja do erro, do fracasso ou do que os outros podem pensar. A área de influência desse chakra é o sistema digestório e o sistema nervoso. Sua cor é o amarelo.
A frase para harmonização: "eu tenho o direito de agir..."


Chakra Cardíaco (Anahata) - Este é o centro energético do amor. Quando está em desequilíbrio cede lugar para a tristeza, mágoas e ressentimentos , que vão minando aos poucos a força redentora desse chakra. Ele rege a glândula timo, coração, sangue e sistema circulatório. Sua cor é o verde.
A frase para harmonização: "eu tenho o direito de amar e ser amado..."

Chakra Laríngeo (Vishudha) - este chakra governa a comunicação e expressão com o mundo. Por isso, quando está fora de sintonia, a pessoa pode ter dificuldade de expressar seus sentimentos e emoções, chegando muitas vezes a mentir. Este centro energético rege a glândula tireóide, pulmões, brônquios, voz e tratamento digetivo. Sua cor é o azul.
A frase para harmonização: "eu tenho o direito de falar e ouvir a verdade..."
Chakra Pineal (Ajna) - é o chakra do intelecto. Sua desarmonia pode desencandear a ilusão, ou seja, a falta do conhecimento verdadeiro a respeito de si mesmo e do mundo. Este chakra rege o ouvido, nariz, maxilar superior, seios da face e parte de cérebro. Sua cor é o índigo.
A frase para harmonização: "eu tenho o direito de ver..."
Chakra coronário (Sahasrara) - é o portal da espiritualidade. Quando em desarmonia, a pessoa passa a sentir agonia pela falta de entendimento da verdadeira dimensão do ser. A energia desse chakra se relaciona com a glândula hipófise, sistema imunológico, parte superior do cérebro, olhos, ouvidos e sistema endócrino. Sua cor é o violeta.
A frase para harmonização: "eu tenho o direito de saber..."


Existem muitas técnicas e terapias que visam o equilíbrio dos chakras. Entre elas podemos destacar a Massagem Ayurvédica, Aromaterapia, Reflexologia, Cromoterapia, Meditação Transcendental, Yoga e outras. Para cada chakra há um tratamento específico, que o seu terapêuta lhe indicará, após ter feito uma anamnese e detectado onde está o desequilíbrio.
O verdadeiro caminho para uma vida saudável, está na harmonia e no equilíbrio. A saúde é apenas uma conseqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário